A helicônia-papagaio é uma das helicônias mais cultivadas e conhecidas no mundo. Ela é umaplanta essencialmente tropical, entouceirada e rizomatosa, com ramos de textura herbácea. Suas folhas são coriáceas, verdes e lisas, com formato oval-lanceolado, sustentadas por ramos eretos com cerca de 1,5 metros de altura e que formam densas touceiras com o tempo. Suas inflorescências curtas são produzidas em hastes longas e eretas, e são compostas de brácteas brilhantes e cerosas, de colorido vibrante, que vai do amarelo ao vermelho e, pequenas flores verdadeiras, que surgem de dentro das brácteas.
A floração desta helicônia ocorre no verão. Atualmente existem muitas variedades comerciais de Helicônia-papagaio, com brácteas róseas, laranjas e com manchas marrons, etc. Entre estas podemos citar ‘Andromeda’, ‘Sassy’, ‘Lady Di’, ‘Choconiana’, ‘Golden Torch’ e ‘Strawberries and Cream’. É uma planta arbustiva adequada para jardins tropicais, onde pode ser utilizada em renques junto a muros ou em maciços e conjuntos. As inflorescências duráveis são largamente aproveitadas como flor-de-corte em arranjos florais.
Deve ser cultivada sob pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e mantido úmido. Aprecia o calor e a umidade tropicais. Tolera o frio subtropical, podendo ser cultivada com sucesso em regiões com este clima. Adubações ricas em fósforo e potássio, além de reposições de matéria orgânica estimulam uma folhagem exuberante e uma floração mais abundante. Multiplica-se por divisão das touceiras.
Nome Científico: Heliconia psittacorum
Nomes Populares: Helicônia-papagaio, Caetezinho, Planta-papagaio, Tracoá
Família: Heliconiaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Flores Perenes
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil
Altura: 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros,1.2 a 1.8 metros
Luminosidade: Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene