You are currently viewing Érica-japonesa – Leptospermum scoparium

Érica-japonesa – Leptospermum scoparium

A érica-japonesa é um arbusto ereto e muito florífero, além de delicado e gracioso. Sua textura é semi-lenhosa e seus ramos são bastante ramificados. Ele é nativo da Nova Zelândia e é maisencontrado na costa leste, do norte ao sul da ilha, assim como na Austrália, em regiões como a Tasmânia, Victoria e Nova Gales do Sul. O nome árvore-chá deve-se ao famoso navegador inglês James Cook, por ele ter utilizado suas folhas para fazer chá, durante explorações pela Oceania.

As folhas diminutas e aromáticas, de coloração verde-acinzentada, recobrem os ramos deste arbusto perene, que floresce na primavera e no verão. Sua pequenas flores podem ser simples ou dobradas, nas cores branca, vermelha ou rosa. Aprecia o frio, desenvolvendo-se e florescendo com mais abundância em climas amenos.

Naturalmente seu aspecto é aberto, mas podemos ter um arbusto mais formoso e compacto compodas periódicas e leves. A érica-japonesa pode ser plantada em vasos ou no jardim como bordadura, em maciços ou como planta isolada. É bastante apreciada também na arte do bonsai, por apresentar naturalmente folhas e flores pequenas.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. Aprecia adubações periódicas e não tolera o calor tropical. Multiplica-se por sementes, produzidas em grande número e colhidas após a queda das flores. Também pode multiplicar-se por estaquia.

Nome Científico: Leptospermum scoparium
Nomes Populares: Érica-japonesa, Árvore-chá, Érica, Falsa-érica, Leptospermo, Manuka
Família: Myrtaceae
Categoria: Arbustos, Cercas Vivas, Flores Perenes
Clima: Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical,Temperado, Tropical
Origem: Austrália, Nova Zelândia, Oceania
Altura: 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene