You are currently viewing Evólvulo – Azulzinho

Evólvulo – Azulzinho

O evóvulo é uma planta herbácea, bastante rústica e fácil de cultivar. Suas folhas são pequenas, ovaladas e recobertas for uma fina lanugem branca, que lhe dá uma textura aveludada. A folhagem é de aspecto compacto, prostrado ou semi-prostrado, arredondado e de coloração verde acinzentada. Os ramos ficam lenhosos quando velhos. As flores são também pequenas, solitárias, numerosas, em forma de funil e muito vistosas. As pétalas são de cor azul ou lavanda, e o centro da flor é branco.

No paisagismo é bastante versátil, podendo ser plantada em maciços, canteiros, bordaduras,vasos e jardineiras, assim como presta-se como forração. Sua beleza e efeito pendente são evidenciados em cestas suspensas. A floração se estende por todo o ano.

Devem ser cultivadas à pleno sol, embora tolere sombra parcial durante o dia. O substrato deve ser fértil, drenável e leve (mais arenoso do que argiloso), enriquecido com matéria orgânica, e regado regularmente. Não tolera o frio e o encharcamento, mas tolera o salinidade, sendo apropriada para o litoral. Multiplica-se por estaquia e divisão das plantas.

Nome Científico: Evolvulus glomeratus
Nomes Populares: Evólvulo, Azulzinha
Família: Convolvulaceae
Categoria: Flores Perenes, Forrações à Meia Sombra, Forrações ao Sol Pleno
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil, Paraguai
Altura: 0.1 a 0.3 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene