Os lírios são muito populares e guardam o posto de 5º lugar de flores mais vendidas no mundo. Eles apresentam folhas grandes, lanceoladas e lisas, uniformemente distribuídas ao longo da haste floral. As flores terminais, podem ser solitárias ou em grupos, dependendo da variedade e são muito perfumadas, seu formato pode ser plano, de trombeta, cálice ou turbante. As cores das flores também são bastante variadas e as mais comuns em cultivo são a laranja, a amarela, a branca, a vermelha e a rosa, com ou sem pontilhados.
O gênero Lilium compreende mais de 100 espécies distribuídas pelo mundo, sendo que cerca de 55% delas se encontra na China e no Japão. As espécies mais cultivadas e utilizadas em hibridizações são a L. longiflorum, L. pumilum, L. regale, L. speciosum e L. auratum. Os lírios são comercializados como flor-de-corte e mais recentemente em vasos, no entanto pode ser cultivado em canteiros e maciços, desde que sejam respeitados os períodos e temperaturas que os bulbos necessitam.
Devem ser cultivados em solos leves e férteis, enriquecidos com matéria orgânica, regados a intervalos regulares, para que se mantenha úmido, sem encharcamento. Os lírios apreciam o frio e perdem a folhagem durante o inverno, sendo este período muito importante para a maturação dos bulbos. Não toleram a seca. Multiplicam-se artificialmente por escamação dos bulbos para a produção de bulbilhos.
Nome Científico: Lilium sp
Nomes Populares: Lírio, Lírio-asiático, Lírio-japonês, Lírio-oriental, Lírio-trombeta, Lírio-vistoso
Família: Liliaceae
Categoria: Bulbosas, Flores Perenes
Clima: Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado,Tropical
Origem: Ásia, China, Japão
Altura: 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene