You are currently viewing Lobélia-azul – Lobelia erinus

Lobélia-azul – Lobelia erinus

A lobélia-azul é uma planta herbácea prostrada ou rasteira e muito florífera. Ela é muito ramificada, apresentando formato arredondado e porte baixo, de cerca de 20 cm de altura. As folhas são alternas, glabras, sendo que as basais são obovadas e de margens dentadas e; as superiores são mais afiladas e por vezes não apresentam as margens dentadas. A folhagem geralmente é verde, mas pode ser bronzeada. As pequenas flores tubulares, que surgem em profusão na primavera e verão, têm aspecto assimétrico e peculiar. Sendo que as duas pétalas superiores são eretas e pequenas, e as três pétalas inferiores são grandes e unidas formam a “pista de pouso” dos polinizadores.

As cores variam do branco ao azul escuro, com o centro amarelo ou branco. O fruto é uma pequena cápsula, com cerca de 5 – 8mm, e contém numerosas sementes. Atualmente muitas variedades estão disponíveis, entre estas podemos citar: ‘Alba’ (de flores brancas), ‘Florepleno’ (de flores dobradas), ‘Grandiflora’ (de flores grandes), ‘Speciosa’ (pendente), ‘Blue Moon’ (de flores azuis), ‘Crystal Palace’ (folhagem bronzeada), ‘Rosamunde’ (flores vermelhas), entre outras com variações nas flores ou na folhagem.

A lobélia-azul é de uma beleza exuberante, podendo ser utilizada amplamente no paisagismo, com efeito calmante provocado pelas flores azuis. É adequada para a formação de bordaduras ou densos maciços, assim como em grupos com outras forrações e floríferas de pequenos porte, em composições criativas. As variações pendentes são muito apropriadas para cestas, vasossuspensos ou muros, onde sua linda floração ficará mais destacada. Cuidado, esta planta é tóxica.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em substrato fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Após a floração deve-se remover as flores com poda para que floresça novamente. Aprecia o clima ameno e adapta-se a diversas regiões, comportando-se como anual em climas temperados a subtropicais e bienal em climas tropicais a equatoriais. Multiplica-se por sementes que germinam rapidamente. A floração inicia-se cerca de quatro meses após o plantio.

Nome Científico: Lobelia erinus
Nomes Populares: Lobélia-azul, Lobélia
Família: Campanulaceae
Categoria: Flores Anuais
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical,Temperado, Tropical
Origem: África, África do Sul, Malawi, Namíbia
Altura: menos de 15 cm
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Anual, Bienal