You are currently viewing Flor-de-coral – Jatropha multifida

Flor-de-coral – Jatropha multifida

Jatropha_multifida_fl

A flor-de-coral é uma planta suculenta e arbustiva, com folhagem e floração ornamentais. O caule apresenta as cicatrizes dos pecíolos caídos, é ramificado, com látex transparente e geralmente não ultrapassa os três metros de altura. Sua forma lembra um mamoeiro ramificado. As folhas são especialmente distintas, pois são grandes, palmadas, com lobos profundamente recortados, de margens também recortadas e de cor verde-escura. As inflorescências surgem o ano todo, despontando acima da folhagem, por longas hastes, estruturas semelhantes a corais. A cor da inflorescência é vermelha, e dela surgem pequenas flores com o centro amarelo. Os frutos que se seguem são do tipo cápsula, amarelos quando maduros e contém cerca de 3 sementes.

No jardim, a flor-coral se destaca pelo jeitão tropical, pelas folhas de formato singular e pelas flores de cor vibrante. Assim, ela é perfeita para plantar em vasos e jardineiras, adornando varandas, sacadas e pátios ensolarados. É ideal também para jardins rochosos, acompanhando cactáceas e outras suculentas, criando uma atmosfera de jardim desértico.

Deve ser cultivada sob meia sombra ou, preferencialmente, sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. Aprecia o calor tropical, mas teme a umidade excessiva. Após o pleno estabelecimento torna-se bastante tolerante à seca. No inverno frio convém reduzir as regas para prevenir contra o apodrecimento das raízes. Neste período é normal a planta perder as folhas. Não suporta a salinidade de regiões litorâneas. Multiplica-se por estacas e sementes, postas a enraizar na primavera.

Nome Científico: Jatropha multifida
Sinonímia: Adenoropium multifidum
Nomes Populares: Flor-de-coral, Bálsamo, Flor-coral, Planta-coral
Família: Euphorbiaceae
Categoria: Cactos e Suculentas
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Semi-árido,Tropical
Origem: América Central, América do Norte,México
Altura: 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros, 4.7 a 6.0 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene