Com o nome de “lisimáquia” encontramos diversas espécies e variedades, entre elas aLysimachia congestiflora e a L. procumbens destacam-se no paisagismo. A lisimáquia é uma planta rasteira, bastante ramificada e rústica.
Ela apresenta folhas ovaladas, de coloração verde escura, ocorrendo variedades variegadas de amarelo e branco, assim como, com folhas e pecíolos avermelhados. As flores são amarelas e podem ser mais ou menos numerosas de acordo com o cultivo. A floração ocorre durante todo o ano.
A lisimáquia é uma planta muito versátil, podendo ser cultivada em jardineiras, vasos e cestas pendentes; valorizando as vistosas flores amarelas, com folhagem pendente e volume interessante. Da mesma forma é uma excelente forração, cobrindo áreas sob meia-sombra, acrescentando uma textura delicada à paisagem.
Devem ser cultivadas em substrato fértil, bem adubados com matéria orgânica, regadas a intervalos regulares. Não é tolerante à seca. Multiplica-se por estaquia ou mais facilmente pela divisão da ramagem enraizada.
Nome Científico: Lysimachia procumbens
Nomes Populares: Lisimáquia,
Família: Primulaceae
Categoria: Folhagens, Forrações à Meia Sombra
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Tropical
Origem: Ásia, China
Altura: 0.1 a 0.3 metros, 0.3 a 0.4 metros, 0.4 a 0.6 metros
Luminosidade: Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene